CERTIFICAÇÃO CRONOTACOGRAFO INMETRO

COMUNICADO IMPORTANTE !

Está em vigor desde 02/01/2020 o novo RTM ( Regulamento Técnico Metrológico ) quanto a Verificação Subsequente em Cronotacógrafo ( vide link abaixo )

segue link: https://cronotacografo.rbmlq.gov.br/informativos/ver/NDU2Nw%3D%3D

Abaixo o passo-a-passo para simplificar o entendimento

Passo 1:     Emitir e pagar a Guia GRU do governo para depois se dirigir ao Posto de Ensaio para realização dos serviços. Desde 15/03/2021 existe duas formas de emissão e pagamento da GRU:

* Pix PagTesouro: O mais indicado, recomendado para quem tem ugência em realizar os serviços, neste formato o cliente/usuário emite, paga e em poucos minutos o veículo já estará apto a realização dos serviços no mesmo dia do pagamento.

Boleto bancário: Formato tradicional, onde o cliente só poderá se destinar aos serviços após compensação bancária que é em média um dia útil.

Link para emissão da guia GRU: https://cronotacografo.rbmlq.gov.br/veiculos/cadastrar_proprietario

Passo 2:       Após compensação da guia GRU, destinar-se ao ( Pac ) para realização dos serviços de selagem e ensaio.

Passo 3:       No posto de serviço após realizados a verificação preliminar constatando requisitos minimos para certifciação, serão realizados a selagem e  ensaio do cronotacógrafo e cobrança dos serviços conforme tafiras estipuladas pelo Inmetro. Valores no link ( http://cronotacografo.rbmlq.gov.br/informativos/ver/NDU2Nw%3D%3D)

Obs.:  Nesses valores não estão incluídos manutenção, limpeza e ajuste do cronotacógrafo ( Aferição )

OBJETIVO

A verificação dos cronotacógrafos tem como principal objetivo assegurar que as medições realizadas por esses instrumentos sejam confiáveis, de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Inmetro.

PRÉ-REQUISITOS PARA ENSAIO METROLÓGICO - REGRAS CONFORME RTM JANEIRO/2020

* Documento do veículo em dia ( no ano exercício )

* Placa traseira do veículo deve estar legível

* Veículo deve estar vazio ou desengatado

* O veículo e o cronotacógrafo devem comparecer em condições mínimas de verificação, como pneus calibrados e em bom estado de conservação, mecânica e no caso do equipamento ( cronotacógrafo ) também se atentar quanto ao número da plaqueta de identificação ser original e legível condizente com as constantes na portaria de aprovação de modelo. ( vide site do Inmetro ). GUIA GRU RECOLHIDA A PELO MENOS 1 DIA ÚTIL 

* Comparecer a um Pac ( Posto Autorizado de Cronotacógrafo ) para realização dos serviços de verificação em cronotacógrafos.

ATENÇÃO:

NOSSO HORÁRIO DE ATENDIMENTO É DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 08:00HS ÀS 17:30HS. ATENDIMENTO AOS SÁBADOS SUSPENSO DURANTE A PANDEMIA.

 CONTATO OU DÚVIDAS -  POSTO DE ENSAIO

 Telefones: 011.2414.0379/2414.0259/2452.6612

 whatsapp/coml: 0xx11.2414.0259/2452.6612

 whatsapp/Adm: 0xx11.98046.3166 (Ricardo)

 e.mail: ensaios@proenterpecas.com.br

 

O recolhimento da taxa devida ao Inmetro em razão da verificação, no valor de R$ 149,00, deverá ser feito através de GRU (Guia de Recolhimento da União), que deve ser quitada em qualquer agência de qualquer banco ou lotérica.

Selos         

1)Selo plástico/lacre amarelo com arame para ser colocado na conexão do cabo do cronotacógrafo com a caixa de câmbio, que pode ser obtido diretamente junto ao IPEM do estado em que a oficina cadastrada se localiza.

      A Verificação é obrigatória para todos os instrumentos utilizados em veículos com tal obrigatoriedade definida pelo Denatran e não se confunde com os procedimentos internos da empresa. Assim sendo, deverão ser realizadas nos Postos de Ensaios credenciados pelo Inmetro. As datas limites para atendimento desta obrigação para cada categoria de veículo está definida em Portaria do Inmetro (444/2008).

 


<span style="" font-style:"="">CLIQUE E ACESSE_________________________________________________________________________

Emissão de GRUs

Resultado da verificação

Informativos e Legislações

Aqui tem REDE, aceitamos as principais bandeiras de cartões

© Copyright 2012 Proen-ter LTDA.